Então basta colocar um resistor no circuito para que ele funcione?
A resposta é não, primeiramente, precisamos saber o valor do resistor para que ele não "deixe passar" uma corrente muito alta e também não deixar passar uma corrente que não seja suficiente para alimentar o circuito.
Mas, como saber o valor do resistor?
A resposta é Lei de Ohm. Conhecendo a tensão que alimenta o circuito e a corrente suportada pelos componentes, calculamos a resistência necessária.
Após isso, achamos outro problema, pois o valor da resistência encontrada nem sempre coincide com os valores padrões de fábrica. Para isso é que existe a ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES, onde associando dois ou mais resistores, encontramos os valores procurados. Esse valor é chamado de resistência equivalente.
Associação em Série
Em uma associação em série, a resistência equivalente do circuito é igual a soma dos valores de cada resistor, assim, como a corrente é a mesma em todos os resistores existe uma queda de tensão em cada resistor, que somada é igual a tensão fornecida pela fonte.Requivalente = R1 + R2;
A corrente é a mesma em qualquer ponto do circuito, e,
E = V1 + V2.
Características:
Na associação em série a corrente por todo ckt é a mesma da que sai do gerador, porém cada resistor ''puxa'' um pouco de tensão para ele e isso nós chamamos de queda de tensão, a soma das quedas de tensão de cada resistor tem que da o mesmo valor da tensão fornecida pelo seu gerador.
Podemos calcular essa queda de tensão pela seguinte formula:
V= R/RT x VT
V= A queda de tensão no resistor que você deseja saber
R= A resistência do resistor escolhido
RT= A resistência total do seu ckt
VT= A tensão total fornecida pela fonte
E quando qualquer componente ligado em série em um ckt, se o mesmo queimar todo o ckt para de receber a alimentação pois não terá caminho alternativo para que a corrente possa trafegar pelo ckt.
Associação em paralelo
Na associação em paralelo, a tensão em todos os resistores são iguais.VR1=VR2;
It = I1 + I2, e,
1 / Req = (1 / R1) + (1 / R2).
Quando trabalhamos apenas com dois resistores, como no caso acima, ainda podemos usar:
Req = (R1 . R2) / (R1 + R2)
Características:
Na associação paralela a tensão é a mesma em todos os resistores, porém a corrente se divide através dos resistores em paralelo.
Para descobrir a intensidade da corrente através de um resistor em paralelo basta usar a lei de ohms para calcular e a soma de todas as correntes nos resistores em paralelo tem que dar o mesmo valor da corrente que está sendo foernecido pelo gerador. Por exemplo:
Um gerador de 5V está fornecendo 10mA de corrente para um ckt onde existe dois resistores em paralelo, como a tensão é a mesma no ckt em paralelo ambos os resistores terão 5V e suponhamos que a corrente se divida em 5mA para cada resistor, e a soma das duas correntes dos resistores em paralelo tem que dar a corrente fornecida pelo gerador, então 5+5 =10mA.
Quando algum componente ligado em paralelo em um ckt queimar, o ckt não para de receber a alimentação pois existe um caminho alternativo fechando o ckt possibilitando a passagem da corrente.
Associação Mista
É a associação que mistura características da associação em série com características da associação em paralelo.
0 comentários:
Postar um comentário